segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Museu de Cera

Hiperrealismo, Realidade Aumentada ou Naturalismo, parecem ser mesmo tendências contemporâneas no universo artístico. Depois de todo movimento moderno de ruptura com o figurativo, a partir do cubismo, abstracionismo, expressionismo e demais "ismos" a arte contemporânea parece, no meu pontinho de vista, ter retomado as formas e, no caso, exagerado a realidade, sem surrealismos, e com ajuda das tecnologias digitais e também dos materiais. Sem perder, com muito louvor, o teor conceitual e, em muitos casos, de protesto e conscientização, tão presentes na arte moderna.

Nunca estudei muito os movimentos pós-modernos, por isso pode existir um hiato entre este "abstrato e figurativo", que eu estou falando. Mas não vem ao caso, na verdade. É que o post de hoje é justamente sobre esculturas hiperrealistas, e a gente já comentou bastante aqui sobre artistas e designers contemporâneos que se aventuram nessas águas, mais precisamente em pinturas.

A bola da vez é o artista e escultor australiano Ron Mueck. Entre inúmeros outros escultores hiperrealistas como David Hanson, que faz robôs humanóides, ou Jorge Melício, que trabalha com esculturas naturalistas em cobre, Mueck se destaca pela forma como retrata cenas cotidianas, a grande maioria em nus, com esculturas naturalistas aumentadas ou reduzidas, causando estranhamento não só pelo fato de serem temas intimistas, mas também pela escala.


Mãe e Criança, 2001

Mulher Grávida, 1997

Na Cama, 2000

Outros artistas com trabalho similiar, não tanto em relação à escala exagerada, mas à realidade aumentada, são Sam Jinks, John de Andrea, Jackie K. Seo e Jamie Salmon. Todos eles são escultores hiperrealistas, e muitos discutem as influências deles no trabalho atual de Mueck, que vêm fazendo mais "sucesso" de crítica que aqueles citados acima, produzindo num ritmo constante e realizando mostras nos melhores museus de arte moderna e contemporânea. Mas vale a pena comparar, né? Abaixo, algumas imagens das obras dos demais artistas.


Sam Jinks, Calcium Divide (Autoretrato)

John de Andrea e sua obra, 1960

Jamie Salmon, Girl Fragment, 2008

Jackie K. Seo, Secret Shame, 2008



Ah, uma observação... não achei nenhum site do John de Andrea, então linkei direto pra wikipedia... desculpem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário